Mensagens ecumênicas levam reflexão sobre a importância de agir pela Paz

10ª edição do Movimento Você e a Paz – Amparo/SP reuniu autoridades e líderes religiosos em praça pública

O primeiro domingo do mês foi de grande alegria e reflexão em Amparo, marcando este 7 de agosto especialmente dedicado à paz com a 10ª edição do Movimento Você e a Paz na cidade. O dia começou com a Caminhada pela Paz que levou milhares de pessoas entusiasmadas para as ruas da cidade, vestindo as camisetas brancas do Movimento e espalhando sua satisfação em fazer parte do evento. 

A programação se estendeu para o período da tarde, na praça Pádua Salles, onde diversas atividades culturais foram apresentadas aos visitantes. E no começo da noite, antes de encerrar a agenda com o grande show artístico do cantor Daniel, o 10º Movimento Você e a Paz – Amparo/SP reuniu a população para falar sobre a importância da paz. 

No encontro, autoridades e líderes religiosos uniram suas vozes para exemplificar o lema da retomada do evento presencial após dois anos de programação virtual: Sementes de Paz florescem um mundo melhor. As boas-vindas ficaram por conta da apresentação do Coral Infantil Juvenil do Serviço Espírita de Proteção à Infância (SEPI) e da anfitriã Ana Maria Veroneze Beira. 

Citando a parábola bíblica do semeador, a anfitriã reforçou que sementes de paz em corações férteis florescem e frutificam: “Todos devemos ser semeadores de paz por onde formos, mesmo sabendo que muitas sementes não vão germinar, pois as que caírem em corações férteis vão dar frutos e novas sementes. Assim surgirá a paz e o amor em toda a sua plenitude. E a paz no coração é o paraíso dos homens”, define.

Dom Luiz chama a atenção para três pilares da paz, segundo o Papa Francisco

O bispo católico de 11 cidades que fazem parte da região de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio, citou trechos da carta do Papa Francisco no último 1º de Janeiro, Dia Mundial da Paz, reforçando os três instrumentos considerados pelo pontífice como importantes para construir uma paz duradoura: diálogo entre as gerações, educação e trabalho. 

Em sua sétima participação no Movimento Você e a Paz – Amparo/SP, Dom Luiz foi solidário às vítimas da pandemia e à situação de fome e insegurança alimentar no país, falou dos percalços econômicos e ambientais provocados pelo individualismo, mas que podem ser transformados com a mudança de comportamento e olhar de coletividade. “Nós vemos o clamor dos pobres, da terra e não é possível separarmos justiça e paz. Existe um artesanato da paz e todos podem colaborar para construir um mundo mais pacífico, partindo do próprio coração, até chegar às relações entre os povos e estados”.

Antes de encerrar, Dom Luiz compartilhou uma reflexão. “As pessoas estão cada vez mais armadas, em todos os sentidos. Penso que seria muito oportuno e bom se cada um saísse daqui, questionando: sinto-me um artesão da paz? Nos meus ambientes?”, e encerrou com o poema ‘Imagine a Paz’, de Braulio Bessa.

Divaldo Franco retorna a Amparo para disseminar a paz

Aos 95 anos de idade, o orador e médium espírita, idealizador do Movimento Você e a Paz, Divaldo Pereira Franco retornou a Amparo para compartilhar seus conhecimentos sobre a paz e reflexões sobre a necessidade de um mundo de convivência não violenta. 

Citando exemplos de homens que se doaram à caridade em momentos de grande turbulência no decorrer da história, como Mahatma Ghandi, Damião de Veuster, Albert Schweitzer e Abbe Pierre, Divaldo lançou luz sobre a possibilidade, a capacidade e a necessidade de mover-se para transformar a realidade. “É necessário que estejamos dispostos a ajudar aqueles que estão paralisados na angústia, com fome, no desespero e marcham para a violência, que é o resultado doentio da indiferença de uns pela miséria de quase todos. O Movimento Você e a Paz é um apelo a cada coração para enriquecer-se de ternura”. 

Em suas palavras, Divaldo convida à prática da paz. “Não são só palavras, é nossa vida adquirindo sentido e razão. Modifique sua atitude interior, não se deixe agastar pelas ilusões. Nem sempre é possível largar tudo e seguir os exemplos, mas é muito fácil mudar para ser a mão de Jesus. A nós cabe tornar o mundo melhor, colocar essa semente de amor no solo do nosso viver e sair semeando. Cada um pode fazê-lo. Ajude a pessoa mais próxima e a você mesmo. Aprenda a dar-se”, ressalta.

Posts Recomendados