Filósofo apresentou em sua live reflexões sobre os pilares Consciência e Humanidade
O professor e filósofo Luiz Felipe Pondé durante sua live sobre os pilares Consciência e Humanidade, propostos pelo Unidos pela Paz traçou um breve histórico sobre a espécie humana em seus quatrocentos mil anos de existência e ressaltou o quanto é importante considerar e respeitar esse contexto para entender a humanidade, fazer parte de um presente consciente e planejar o futuro.
Pondé faz um registro de como o surgimento da consciência, compreendida como autopercepção, também das pessoas e de tudo que as cerca, começou na pré-história, acompanhada de articulação linguística, criação e ligação de símbolos, sensações, gestos, ações organizadas entre outros fatos que mostram como a consciência e o conceito de humanidade é histórico e se transforma com passar do tempo.
Seu passeio pelo período da pré-história demonstrou o quanto as questões sobre a consciência humana são antigas e sofrem mudanças de acordo com as dificuldades recorrentes de sua realidade. Embora entenda que disseminar a paz é uma ideia que exige esforço, Pondé considera que os esforços locais valem à pena. “Sempre valem os esforços locais”, complementa.
Essa transformação, tão necessária atualmente, nos convida a refletir e agir para nos tornarmos promotores e influenciadores a favor da paz. E esse é o objetivo, o de que juntos possamos construir um mundo melhor, um mundo de Paz.
A live do professor e filósofo Luiz Felipe Pondé tem cerca de uma hora e pode ser conferida na íntegra aqui em nosso site.